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Emissão de nota fiscal

A principal rotina contábil de empresas optantes pelo Simples Nacional é a emissão de nota fiscal eletrônica a cada venda.

Emissão e pagamento do DAS

Todo mês, as empresas do Simples Nacional devem emitir o DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) e pagá-lo dentro do vencimento.

Envio de declarações mensais e anuais

Toda empresa optante pelo Simples deve enviar algumas declarações mensais e anuais sobre sua situação fiscal e financeira que constituem obrigações acessórias.

Escrituração fiscal e contábil

As empresas do Simples Nacional também devem manter o registro e controle de seu negócio através da escrituração fiscal e contábil, que é de responsabilidade do contador.

Envio de informações pelo eSocial

Mensalmente, faz parte das rotinas contábeis do Simples Nacional enviar as informações trabalhistas pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). O sistema foi criado para simplificar a legislação trabalhista, e inclui as seguintes obrigações a serem enviadas pela empresa:
• Folha de pagamento do mês
• Comunicados de dispensa
• Livro de registro de empregados (LRE)
• Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
• Guia de Recolhimento do FGTS
• Carteira de trabalho e previdência social (CTPS)
• Quadro de horários de trabalho (QHT)
• Guia da Previdência Social (GPS)
• Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
• Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD).
Cada tipo de informação deve ser registrada por meio dos eventos disponíveis no sistema, para manter a empresa em dia com as leis da CLT.